Iara Abreu expõe artes visuais com poesia | Blog de Valdeck Almeida de Jesus

busca | avançada
35024 visitas/dia
896 mil/mês
Mais Recentes
>>> Biblioteca Central da UnB recebe exposição artística 'Quem sou Eu, Quem somos nós'
>>> Feambra traz convidados para discutirem o tema "Museus e Sociedade"
>>> A Cultura do Subúrbio é tema do segundo debate #Colabora com Ideias
>>> Núcleo Viver estreia "Coração Supliciado...", no CRDSP
>>> Jikulumessu é a nova novela angolana que a TV Brasil estreia nesta quinta (25)
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> O dia que nada prometia
>>> Super-heróis ou vilões?
>>> Seis meses em 1945
>>> Senhor Amadeu
>>> Correio
>>> A entranha aberta da literatura de Márcia Barbieri
>>> On the Road, 60 anos
>>> Viena expõe obra radical de Egon Schiele
>>> Dilapidare
>>> A imaginação do escritor
Colunistas
Últimos Posts
>>> Cornell e o Alice Mudgarden
>>> Leve um Livro e Sarau Leve
>>> Pulga na praça
>>> No Metrópolis, da TV Cultura
>>> Fórum de revisores de textos
>>> Temporada 3 Leve um Livro
>>> Suplemento Literário 50 anos
>>> Ajudando um amigo
>>> Ebook gratuito
>>> Poesia para jovens
Últimos Posts
>>> Jano
>>> Diário
>>> Infinitamente infinito
>>> Encantarias da palavra, de Paes Loureiro
>>> Animus mundi
>>> A partilha
>>> Dobraduras e origames
>>> Andamento
>>> Branco (série: Sonetos)
>>> Coroa, só de flores
Blogueiros
Mais Recentes
>>> A Literatura na poltrona
>>> A aridez de Beckett
>>> Jornalismo em tempos instáveis
>>> Nine Inch Nails e The Slip
>>> Por um corpo doente, porém, livre
>>> Iraque: plano de guerra
>>> A rocha que voa num labirinto
>>> A entranha aberta da literatura de Márcia Barbieri
>>> A entranha aberta da literatura de Márcia Barbieri
>>> A entranha aberta da literatura de Márcia Barbieri
Mais Recentes
>>> Movida pela Ambição
>>> Leite Derramado
>>> Teatro da Obsessão/Nelson Rodrigues
>>> A Distância entre nós
>>> Quem Sobreviverá?
>>> São Máximo, o confessor- Centúrias sobre a Caridade e outros escritos espirituais
>>> Teria Deus morrido?
>>> Operação Cavalo 4 De. Troia Nazaré
>>> Photoshop CS para Fotógrafos Digitais
>>> Viagens no Scriptorium
>>> Este Lado do Paraíso
>>> Amor Líquido - Sobre a Fragilidade dos Laços Humanos
>>> Quinta Avenida, 5 da Manhã - Audrey Hepburn- Bonequinha de Luxo e o Surgimento da Mulher Moderna
>>> La Consolante
>>> Notre-Dame de Paris
>>> A Arte da Guerra
>>> A Sociologia de Norbert Elias
>>> Bhagavad Gita - Como ele é
>>> Bhagavad Gita - Como ele é
>>> Cântico dos Cânticos
>>> La femme de trente ans
>>> The Notebook
>>> Foe
>>> Os Versos Satânicos
>>> Terra Sonâmbula
>>> Caim
>>> O Evangelho Segundo Jesus Cristo
>>> O Monge e o Executivo - Uma História sobre a Essência da Liderança
>>> O Beijo Infame
>>> Antes da Coisa Toda Começar
>>> Estruturas da Mente - A Teoria das Inteligências Múltiplas
>>> Guia Politicamente Incorreto da América Latina
>>> O Contrato Social
>>> Tess of the D´Urbervilles
>>> O Grande Conflito
>>> Ágape
>>> Dicionário Enciclopédico Ilustrado Veja Larousse - Volume 1
>>> O Cantor De Tango
>>> 1.000 Lugares Para Conhecer Antes De Morrer
>>> Nietzsche para Estressados
>>> Estorvo
>>> Cozinheiros Demais
>>> A Outra Face Da Doença - A Saúde Revelada Por Deus
>>> L'approche par compétences dans l'enseignement des langues
>>> Pensar Por Conta Própria
>>> O Evangelho Da Meninada
>>> Sinal De Contradição
>>> Limites Sem Trauma
>>> Desta Vez Eu Emagreço!
>>> Alucinado Som De Tuba
BLOGS >>> Posts

Domingo, 2/8/2015
Iara Abreu expõe artes visuais com poesia
Valdeck Almeida de Jesus

+ de 1900 Acessos



Valdeck Almeida de Jesus teve três poemas ilustrados e participa da mostra.

ASPECTOS URBANOS - Artes visuais e poesia é um perfeito "dueto" cultural que traduz em imagem e literatura poética, o sentimento, a imaginação, a política, a cultura dos povos, na visão pessoal e peculiar de cada autor. Podemos "desenhar com as palavras e escrever com as linhas". Entender, perceber, interpretar, depende da sensibilidade, interesse e conhecimento de cada um. O texto por si só fala e a imagem também por si só fala, porém, essas duas linguagens juntas, têm uma força difusora surpreendente. Estamos em um mundo por excelência visual, mas que felizmente, também fala em poesia.

"Aspectos Urbanos" é uma narrativa visual urbana, inspirada na própria vivência, na cidade com sua geometria, seus passantes, sua diversidade cultural. Seu colorido e seu aspecto físico às vezes sufocante. O sonho e a realidade de cada indivíduo, com seus questionamentos e acontecimentos decorrentes. Suas dificuldades, mas também as possibilidades que oferece a cidade, registrada em artes visuais e linguagem poética ilustrada. As ilustrações dialogam com os poemas que dialogam com as pinturas e tema.

A primeira exposição foi em 2005 no Centro Cultural de Contagem-MG, "Pinturas Urbanas", uma narrativa visual urbana, com um metro de altura por onze metros de extensão, além de outras telas já existentes sobre o tema. A exposição foi enriquecida com fragmentos do livro "Cidades Invisíveis" de Ítalo Calvino e contou também com retratos esculturais em terracota e pintura objeto.

Em 2008, o Projeto "Aspectos Urbanos" foi selecionado por edital da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, para a Galeria Paulo Campos Guimarães, em Belo Horizonte-MG e, a partir daí, recebeu convites para outros centos culturais, galerias e bibliotecas da capital mineira.

Iara acredita em ações e na força de projetos coletivos, interdisciplinaridade de linguagem, artes híbridas, intercâmbios culturais, etc. Como frequenta grupos de poetas e saraus em Belo Horizonte, MG, convidou alguns amigos poetas a participarem da exposição cedendo um, texto ou poemas que dialogassem com o tema "Aspectos Urbanos" e as imagens. Os poetas não só aceitaram o convite, como gostaram da ideia e indicaram outros poetas e a primeira exposição acabou contando com a participação de trinta e cinco poetas e sessenta e quatro poemas ilustrados.

A convite o projeto foi se instalando em vários lugares e com vários formatos sempre em diálogo com os espaços. Atualmente o projeto se compõe de um painel "urbe" (11 metros extensão), desenhos, aquarelas, fotografias, objetos como geométricos poéticos, rosário poético, totens, mini caixa arquivo de poemas ilustrados e um livro objeto, (formatado em rolo lembrando os pergaminhos, com 40 metros em poemas ilustrados); uma pequena escultura em terracota e os poemas ilustrados. O projeto conta atualmente com a participação de oitenta poetas, que gentilmente cederam seus poemas que dialogam com o tema e imagens das pinturas, o que resultou em 200 poemas ilustrados. A maioria desses poetas é de Minas Gerais, mas há alguns poetas de outros estados e países. O projeto percorreu vários espaços culturais como centros culturais e galerias divulgando essas duas linguagens. Foram distribuídas aproximadamente, nesses dez anos de existência efetiva, 50 mil cópias impressas dos poemas ilustrados, ao público presente nas mostras e no decorrer das exposições. O projeto foi ainda tema de conteúdo de curso no curso de Educação Continuada - Gestão de Projetos Culturais da PUC em 2012.

Participam desta mostra: Affonso Romano de Sant'Anna, Alice Ruiz,Valdeck Almeida de Jesus, Andréia Donadon, Angela Togeiro, Bilá Bernardes, Brenda Marques Pena, Bruno Grossi, Cicero Cristófaro, Cláudio Bento, Clevane Pessoa, Clóvis Campelo, Dagmar Braga, Dimythryus, Diovani Mendonça, Eduardo Rennó, Efrain Bartolomé, Enrique Godoy Durán, Fátima Sampaio, Fernando Aguiar, France Gripp, Gabriel Bicalho, Graça Campos, Jaak Bosmans, João Evangelista Rodrigues, J.B.Donadon-Leal, Jorge Emil, Jorge de Oliveira Santos, José Alcebíades Frota, José Estanislau, Jose Hilton Rosa, José Saramago, J.S.Ferreira, Karina Araújo Campos, Leonardo de Magalhaens, Luciana Campos, Luciana Tannus, Luiz Lyrio(+), Luiz Otávio Oliani, Marco Aurélio Lisboa, Marcos Assis, Marcos Fabrício, Maria Inês Veloso de Abreu, Marta Helena dos Reis, Max Silva Moreira, Meire Mendonça, Nela Rio, Nelci Nunes, Neuza Ladeira, Newton Emediato Filho, Nina Reis, Norália de Mello Castro, Octávio Roggiero Neto, Paz Cerrillo, Paulinho Andrade(+), Pilar Rodriguez Aranda, Plínio Sgarbi, Rogério Salgado, Ronaldo Werneck, Tânia Diniz, Tchello d´Barros, Thereza Christina Rocque da Motta, Terezinka Pereira, Todd Irwin Marshall, Vanessa Campos, Vilson Barbosa, Waldemar Euzébio Pereira, Yara Darin.

Sobre a participação, Valdeck Almeida de Jesus declarou: "Pra mim é uma honra, um prazer e uma alegria estar neste trabalho de Iara Abreu, junto com tantos nomes ilustres da literatura brasileira e do exterior. Somente a arte é capaz dessas transversalidades, em que rios se entrecruzam, numa simbiose de doação, compartilhamento, aprendizado, trocas de experiências e pulsação divina... Obrigado, minha querida Iara Abreu, por oportunizar este entrelaçamento de todos nós..."

Segundo Rogério Santiago, Iara Abreu, artista mineira sensível ao coração observador que aprecia sensações aprazíveis, traça de modo generoso a visão do circundante, do arquitetural entorno. Em desenho lúdico, preenchido com a carga emotiva da cor - ela derrota a vivência da felicidade: são telas em planos arejados, na exploração simbólica dos signos contemporâneos urbanos, em que brincadeiras e depoimentos pictóricos envolvem, captam, resumem-se na atenção ao observador enlevado. O conceito moderno do desfazer/refazer para expressar se faz presente em Iara, que vai além, pós-contemporânea, pois instiga e instila na obra sua perspicaz compreensão da urbes, buscando, citadina, e de dentro, a inocente criança que permanece - fazendo adultos agradecerem: é que a prece pintada nos apetece de modo abismal.

(Rogério Zola Santiago é mestre em Crítica pela Universidade de Indiana/USA e professor visitante nos Emirados Árabes Unidos e membro eleito do COMUC - Conselho Municipal de Cultural de Belo Horizonte/PBH, para o biênio 20914/2016)

SERVIÇO:
O quê:Aspectos Urbanos - Artes Visuais e Poesia - Iara Abreu
Quando: de 07 de agosto a 15 de setembro de 2015
Horário: Diariamente de 9 às 11 e de 12 às 19h
Onde: Galeria SESI-Mariana - Rua Frei Durão, 22 - Centro - Mariana/MG
Quanto: Entrada Franca
Informações: (31) 3557-1041


Postado por Valdeck Almeida de Jesus
Em 2/8/2015 às 15h01


Mais Blog de Valdeck Almeida de Jesus
Mais Digestivo Blogs
Ative seu Blog no Digestivo Cultural!

* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




CONVERSAS NO ADRO DA IGREJA
JACQUES GAILLOT E EUGEN DREWERMANN
NOTÍCIAS
(1997)
R$ 36,10
+ frete grátis



MIMESIS -A REPRESENTAÇÃO DA REALIDADE NA LITERATURA OCIDENTALL
ERICH AUERBACH
PERSPECTIVA
(2009)
R$ 51,10



REVISTA PLACAR NUMERO 292 31/10/1975
VARIOS
ABRIL
(1975)
R$ 25,00
+ frete grátis



ÉBANO - MINHA VIDA NA ÁFRICA
RYSZARD KAPUSCINSKI
COMPANHIA DAS LETRAS
(2002)
R$ 67,90



O TURNO DA NOITE - VOL. 2 - REVELAÇÕES
ANDRÉ VIANCO
NOVO SÉCULO
(2006)
R$ 15,00



ATIVANDO O CORPO ENERGETICO
ROBERTO EPIFANIO DA SILVA
UNIVERSALISTA
(1995)
R$ 24,90



FÍSICA PARTE 2
ANTÔNIO MÁXIMO E BEATRIZ ALVARENGA
SCIPIONE
(2017)
R$ 30,00



A SOCIEDADE ABERTA E SEUS INIMIGOS VOLUME 1
KARL POPPER
ITATIAIA
(1998)
R$ 39,00



O PODER INFINITO DA SUA MENTE
LAURO TREVISAN
DA MENTE
(1980)
R$ 33,50



GIBI CAMELOT 3000 O FIM DA SAGA
MIKE W. BARR
ABRIL
(1985)
R$ 14,00
+ frete grátis





busca | avançada
35024 visitas/dia
896 mil/mês