Pesquisa e blog discutem "Marca Amazônia" | Blog de Enderson Oliveira

busca | avançada
42886 visitas/dia
862 mil/mês
Mais Recentes
>>> Banda Matatag lança seu primeiro single '101'
>>> Affonso Romano de Sant'Anna lança série de reflexões sobre o universo artístico e a história da arte
>>> MIRACULOUS: AS AVENTURAS DE LADYBUG ESTREIA TEMPORADA NO TEATRO PROCÓPIO FERREIRA EM SÃO PAULO
>>> Exposição | Tão diferentes, tão atraentes
>>> O Humor na Intimidade: Manual - O que os homens jamais devem fazer na hora do sexo
* clique para encaminhar
Mais Recentes
>>> A noite iluminada da literatura de Pedro Maciel
>>> Apontamentos de inverno
>>> Literatura, quatro de julho e pertencimento
>>> O Abismo e a Riqueza da Coadjuvância
>>> Os Doze Trabalhos de Mónika. 4. Museu Paleológico
>>> Um caso de manipulação
>>> Brasil, o buraco é mais embaixo
>>> Nós que aqui estamos pela ópera esperamos
>>> Os Doze Trabalhos de Mónika. 3. Um Jogo de Poker
>>> Retratos da ruína
Colunistas
Últimos Posts
>>> Stayin' Alive 2017
>>> Mehmari e os 75 anos de Gil
>>> Cornell e o Alice Mudgarden
>>> Leve um Livro e Sarau Leve
>>> Pulga na praça
>>> No Metrópolis, da TV Cultura
>>> Fórum de revisores de textos
>>> Temporada 3 Leve um Livro
>>> Suplemento Literário 50 anos
>>> Ajudando um amigo
Últimos Posts
>>> Maturidade
>>> Ponto cruz
>>> Elevador divino
>>> Na hora do rush
>>> Cubica(mente)
>>> Adentrando o mundo humano - Pensamento
>>> Modelar(mente)
>>> Trans(corrente)
>>> Quanto às perdas III
>>> O pão nosso de cada dia
Blogueiros
Mais Recentes
>>> O amor que não pode
>>> Pagando promessas na terra do sol
>>> As Sobras do Banquete
>>> Intolerância
>>> A Lógica do Cisne Negro, de Nassim Nicholas Taleb
>>> A Lógica do Cisne Negro, de Nassim Nicholas Taleb
>>> Ter e Não Ter, de Hemingway
>>> Não contem com o fim do livro, uma conversa com Umberto Eco
>>> Metallica e nostalgia
>>> O País da Fila
Mais Recentes
>>> A Latin Dictionary for High-School Students
>>> Fênix e Harpia - Faces míticas da poesia e da poética de Ivan Junqueira
>>> João do Rio
>>> Retórica do Silêncio - teoria e prática do texto literário - 2ª ed.
>>> Ascensão e Declínio do Estado
>>> O Rei dos Jagunços
>>> Equador
>>> Estudos de Filosofia do Direito
>>> Pé de guerra - memórias de uma menina na guerra da Bahia
>>> A dama e o unicórnio
>>> O atlas proibido
>>> Economia e Sociedade na Grécia Antiga
>>> O último Judeu uma Historia de Terror na Inquisição
>>> O declínio da URSS. Um estudo das causas
>>> A bruxa de Kepler
>>> Guia de alimentos da dieta de South Beach
>>> Novembro de 63
>>> Boca de Luar
>>> 1789-1808 O Império Luso-brasileiro e os Brasis
>>> Desabrigo 2ª tiragem
>>> O Direito na História - Lições Introdutórias
>>> O despertar da Irlanda
>>> Os príncipes da Irlanda
>>> Manual de teoria geral do direito civil
>>> A Vida do Barão do Rio Branco - 3ª ed.
>>> Princípios Básicos de Direito Penal
>>> Coleção Os Pensadores: Malinowski
>>> Coleção Os Pensadores: Adam Smith, Ricardo
>>> Coleção Os Pensadores: Jeremy Bentham, John Stuart Mill
>>> Coleção Os Pensadores: Saussure, Jakobson, Hjelmslev, Chomsky
>>> Coleção Os Pensadores: Wittgenstein
>>> Coleção Os Pensadores: Comte
>>> Coleção Os Pensadores: Kierkegaard
>>> Coleção Os Pensadores: Bachelard
>>> Coleção Os Pensadores: Bergson
>>> Coleção Os Pensadores: Rousseau
>>> Coleção Os Pensadores: Nietzsche
>>> Coleção Os Pensadores: Keynes, Kalecki
>>> Coleção Os Pensadores: Heidegger
>>> Coleção Os Pensadores: Jefferson, Federalistas, Paine, Toqueville
>>> Coleção Os Pensadores: Russel
>>> Coleção Os Pensadores: Durkheim
>>> Coleção Os Pensadores: Piaget
>>> Coleção Os Pensadores: Sartre
>>> Coleção Os Pensadores: Vico
>>> Coleção Os Pensadores: Montesquieu
>>> Coleção Os Pensadores: Benjamim, Habermas, Horkheimer, Adorno
>>> Hotel Atlântico
>>> Primos entre si- Temas em Proust e Machado de Assis
>>> Orson Welles
BLOGS >>> Posts

Sexta-feira, 14/7/2017
Pesquisa e blog discutem "Marca Amazônia"
Enderson Oliveira

+ de 100 Acessos




Imagem: VisualHunt

Quando você pensa em Amazônia, o que vem à sua mente? Um "Eldorado" a ser explorado? Áreas verdes? Animais selvagens? Populações indígenas? Confusão urbana? Possivelmente você tem uma concepção, resultado de seu imaginário ou mesmo experiência.
Aprofundando a questão, e a Mídia, como veicula a Amazônia? Será que repleta de estereótipos ou de um modo mais coerente com a(s) sua(s) realidade(s) contemporânea(s)? Mais que isso: será que a Amazônia acaba então virando uma certa "Marca", podendo ser veiculada e mesmo consumida?

Acompanhe meus textos, dicas, vídeos e outros conteúdos em minha página no Facebook!

Atentas a estas e outras discussões, três estudantes da Faculdade Paraense de Ensino (Fapen), de Belém, criaram o blog Marca Amazônia, criado diante da necessidade de maior acesso aos conteúdos sobre o tema, seja pelo escasso acervo reservado ao assunto e, principalmente, pela “pulverização” das pesquisas e produtos.


Conheça e siga o blog Marca Amazônia. Arte: Paulo Dias

O blog tem como objetivo geral contribuir para discussão sobre a possível “Marca Amazônia” (A Marca Amazônia: uma promessa publicitária para fidelização de consumidores nos mercados globais, Otacílio Amaral Filho, 2008), problematizando esta possível “marca” bem como o lugar de fala “Amazônia”, não a partir de produtos e da publicidade, mas sim por meio de pessoas e seus conteúdos veiculados nas redes sociais.
Segundo Daniely Cabral, a ideia de criar o blog surgiu em 2016, após as estudantes terem decidido qual seria o tema de TCC, que está sendo desenvolvido. "O objetivo deste projeto é fazer um estudo de caso sobre a Marca Amazônia e mostrar como ela é entendida e vista por diversos pesquisadores. Assim, a criação do blog como ferramenta de divulgação do conteúdo nasce da necessidade de se discutir, de forma virtual e em um mesmo espaço a 'Marca Amazônia'”, explica.

O que é a Amazônia para você? Clique aqui e responda ao breve questionário sobre o tema

É ainda a jovem que afirma que "de início, o blog seria apenas para divulgar nossa pesquisa, mas com o passar do tempo percebemos a oportunidade de ampliar nossos horizontes, visto que houve grande dificuldade em encontrar conteúdo que fizesse referência à temática e sua representação no mundo digital. Dessa forma, ampliar e compartilhar a nossa visão sobre o tema seria desafiador ao mesmo tempo em que recompensador, pois estaríamos levando aos internautas conteúdo de qualidade e apresentando uma Amazônia pouco discutida", esclarece.
Assim, nasce o Blog Marca Amazônia, que conta com template simples e de fácil manuseio, que apresenta, além da pesquisa das jovens, informações relacionado ao tema e conteúdo exclusivo (como as entrevistas cedidas com pesquisadores) aos internautas.

"MARCA AMAZÔNIA"?
Para Elen Silva, "a escolha do tema a ser pesquisado foi algo que surgiu depois de uma conversa com o nosso orientador, e a curiosidade de pesquisar esse universo da Amazônia nos fez ver vertentes que não sabíamos sobre a região. No início das pesquisas nossas opiniões sobre o que era a Amazônia era igual a de todos, superfície verde, pulmão do mundo, mata, animais, entre outros", afirma.
"A pesquisa foi nos ensinado que ela (a Amazônia) não é somente isso que nos ensinam desde o fundamental e, após conhecer mais sobre o tema, as opiniões foram mudando até porque 'moramos nessa floresta', mas por conta desses conceitos preestabelecidos esquecemos por completo", destacou.


Aproximar pesquisadores, em especial de Comunicação, que pensam, discutem e produzem conteúdo sobre a Amazônia contemporânea. Participe do grupo Pesquisadores em Amazônia, Comunicação e Interfaces

"A pesquisa sobre o olhar das pessoas, como elas veem a Amazônia só deixou mais claro o quão invisível é a Amazônia, porque ela não é somente mato e animais, existe toda uma realidade urbana que não é enfatizada. Nossa pesquisa se torna importante por que queremos de certa forma desmistificar esse olhar que o mundo tem sobre a Amazônia, tirar essa ideia de invisibilidade urbana, queremos mostrar que aqui existe sim as florestas mas que também existe pessoas, cidades, que as pessoas que moram aqui não são só índios, temos ruas, carros, prédios assim como as demais cidades do brasil e do mundo, que além de mata somos uma Amazônia tecnológica e urbana também", sintetiza Elen.

RESULTADOS
Nos últimos meses, as estudantes tiveram três trabalhos aprovados no Congresso Regional de Ciências da Comunicação. Segundo Camila Braga, "ter participado do Intercom Norte, em Manaus, foi um experiência ímpar, e o melhor de tudo foi poder defender os nossos 3 projetos aprovados e mostrá-los para outras pessoas.
Os trabalhos aprovados foram: "na categoria Intercom Jr., “A Amazônia (ainda) é uma marca? “Marca Amazônia”, representações e mudanças de paradigmas”, onde abordamos a ideia de que Amazônia não é só mata, animais e água; ela ultrapassa essa visão restrita, podendo ser analisada por meio de pessoas, internet e audiovisual. Os outros dois trabalhos foram no EXPOCOM, "uma na categoria Filme Publicitário (avulso), “Quando tudo termina é que na verdade começa: o Cosanostra Caffé, de Belém do Pará”, e outro foi na categoria Blog (avulso), “Blog “Marca Amazônia”: comunicação, pesquisa e reflexões em poucos clicks”.
"Acredito que foi um projeto muito gratificante já que estamos dando continuidade a ele e esperamos quem sabe um dia ser de certa forma referência quando a temática for Amazônia", finaliza.

Por Enderson Oliveira


Postado por Enderson Oliveira
Em 14/7/2017 às 12h07


Mais Blog de Enderson Oliveira
Mais Digestivo Blogs
Ative seu Blog no Digestivo Cultural!

* esta seção é livre, não refletindo necessariamente a opinião do site

Digestivo Cultural
Histórico
Quem faz

Conteúdo
Quer publicar no site?
Quer sugerir uma pauta?

Comercial
Quer anunciar no site?
Quer vender pelo site?

Newsletter | Disparo
* Twitter e Facebook
LIVROS




JOGO DE EXTORSÃO 8001X
R. J. KAISER
BEST SELLER
(2003)
R$ 15,00



QUEM TEM FARELOS?
GIL VICENTE
EDITORIAL DOMINGOS BARREIRA
R$ 20,00



TOXICOMANIAS - ABORDAGEM CLÍNICA
CLARA INEM E MARCOS BAPTISTA (ORGS.)
7LETRAS
(1997)
R$ 20,00



ESSA HISTÓRIA ESTÁ DIFERENTE
RONALDO BRESSANE
CIA DAS LETRAS
(2010)
R$ 14,00



LINGUAGEM DO CORPO - VOLUME 1
CRISTINA CAIRO
BARANY
(2016)
R$ 30,00



VINGADORES - TODOS QUEREM DOMINAR O MUNDO
DAN ABNETT
MARVEL
(2015)
R$ 8,00



JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO - CONTOS CLÁSSICOS EM QUADRINHOS
BLAKE A. HOENA
CIRANDA CULTURAL
(2009)
R$ 15,00



O VENDEDOR DE SONHOS - O CHAMADO
AUGUSTO CURY
ACADEMIA
(2009)
R$ 6,00



O CASO DOS EXPLORADORES DE CAVERNAS
LON L. FULLER
LEUD
(2003)
R$ 8,00



O REINO DOURADO: EM NOME DE FANOM
ROMAN SCHOSSIG
ESTRONHO / FANTAS
(2014)
R$ 28,90
+ frete grátis





busca | avançada
42886 visitas/dia
862 mil/mês